Piauí tem a maior taxa de subutilização de mão de obra do Brasil; diz IBGE - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2017

Piauí tem a maior taxa de subutilização de mão de obra do Brasil; diz IBGE

Foto: (Reproducao/TV CLube)Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) correspondentes ao segundo trimestre de 2017 mostram que o Piauí tem a maio taxa de subutilização de mão de obra entre os estados. A mesma pesquisa mostra que o Piauí tem a maior taxa de desocupação desde que a pesquisa foi criada em 2012.
Segundo a PNAD Contínua a taxa composta de subutilização da força de trabalho no Piauí ficou em 38,6% no período composto pelos meses de Abril, Maio e Junho. “A taxa de subutilização da mão de obra é mais um indicador sobre o trabalho das pessoas considerando as pessoas desempregadas e pessoas que estão ocupadas, mas tem tempo para dar de horas de trabalho”, explicou o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações, Eyder Silva.
A taxa leva em consideração também a força de trabalho potencial da região, que são pessoas que estão sem emprego, mas não estão procurando trabalho. “Há as pessoas que tem disponibilidade de trabalhar 40 horas, mas só estão trabalhando 20 horas porque só aparece aquilo e há pessoas que tem disponibilidade, mas não foram buscar emprego”, diz referindo-se à subutilização de mão de hora por horas trabalhadas.
Atrás do Piauí, estão Bahia (37,9%) e Maranhão (37,7%) como as unidades da federação que apresentam as maiores taxas compostas de subutilização da força de trabalho. A taxa de subutilização é analisada nos últimos 3 trimestres e tem apontado um aumento no Piauí. “É complementar com o aumento da taxa de desocupação. Há dificuldades de criar oportunidades de trabalho para as pessoas. Estas taxas mostram os problemas para a geração de empregos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário